Como divulgar meu hotel

Marketing digital para hotelaria

Como divulgar meu hotel nos buscadores?

No post de hoje vamos mostrar algumas estratégias para você e sua equipe se organizarem e colherem os melhores resultados possíveis do marketing digital para saber como divulgar meu hotel.

Mas afinal o que é marketing digital para divulgar hotéis

Marketing Digital para hotelaria, é adaptar o seu hotel à “era digital”, desenvolvendo e implementando um  conjunto de estratégias para comercializar o seu serviço através da internet sabendo assim como divulgar meu hotel.

Elabore metas de vendas para todos os meses do ano

Leve em conta todo o período do ano anterior, e o que o seu hotel faturou isso é muito importante para que não corra atrás de metas inalcançáveis.

Planeje as etapas de suas metas e as organize de forma que possam ser realizadas com antecedência

Faça esforços para que sua meta mensal seja alcançada até o dia 20 por exemplo.  Esse comprometimento faz com que as surpresas desagradáveis equilibrem a previsão sobre o alcance da meta e você terá a garantia que suas metas serão alcançadas até o fim do mês.

Trace um cronograma de campanhas promocionais para todos os meses do ano

  • Elabore um tema para cada mês, como, feriados, brindes, descontos… Invente. Utilize todos canais possíveis no meio on-line e off-line para divulgar sua oferta.
  • Separe pelo menos 2% a 5% de seu faturamento para investimento em divulgações.

Analise os resultados

Ao final de todos os meses, analise os resultados para poder verificar o retorno de seus investimentos, redistribua seu investimento e priorize onde o retorno for mais interessante. Descubra como divulgar meu hotel, quais canais precisam ser melhor trabalhados, apesar de viajar ser um dos desejos mais demonstrados por várias pessoas, não existe nenhum destino ou hotel que será sempre o preferido.

Estar online deixou de ser opção

Cada vez mais os viajantes estão procurando por referências online para conhecer as melhores opções de hospedagem e ver conselhos de outras pessoas.

Para se tornar referência de mercado e o desejo dos hóspedes é necessário investir em estratégias de Marketing Digital.

A boa notícia é que hotéis e pousadas têm grande potencial de crescer e diversificar seus negócios através do marketing digital.

Estratégias para impulsionar minha divulgação do hotel

Entenda o poder do branding

Branding nada mais é do que estratégias que irão tornar sua marca positivamente reconhecida.

Exemplo da Coca-Cola: você vê o símbolo, lembra dos comerciais de TV e da garrafa.

Tornar seu hotel reconhecido e desejado exige o investimento em estratégias de branding para aumentar a credibilidade da sua marca.

Crie um site e um blog

É essencial criar um site para seu hotel ou pousada. O seu site é o seu hotel online, é através dele que seu potencial hóspede vai conhecer seu negócio.

Apresente o seu hotel, faça um texto de boas-vindas e convide o potencial hóspede a conhecer mais. Encaminhe-o para seções que mostrem tudo que o seu hotel pode oferecer.

Deixe as informações de contato e reserva explícitas. Garanta que email e telefone estejam acessíveis.

É interessante oferecer um chat para contato rápido. ( Chatbots é uma ótima estratégia)

É no blog que você vai poder explorar temas relacionados aos seus potenciais hóspedes e que podem fazer com que eles tomem conhecimento do seu negócio.

Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia em constante crescimento no mundo do marketing digital.

Ele consiste na produção de conteúdos relevantes que potencializam a relação entre empresas e clientes ao entregar valor e gerar uma percepção positiva, resultando em maiores oportunidades de negócio.

Mas como isso pode ser aplicado no meu hotel?

No seu blog, você pode usar conteúdos relevantes para o seu público.

Por exemplo: Se o seu hotel fica em Santa Catarina , que tal produzir conteúdos como “Os melhores restaurantes para jantar em Balneário Camboriú ” ou “Conheça 6 passeios inusitados em Blumenau ”?

Com certeza isso é algo que uma pessoa que procura por hotéis em Santa Catarina também se interessaria.

O segredo aqui é otimizar os conteúdos do seu blog para que eles figurem entre os primeiros resultados das buscas do Google. Isso pode ser feito através de estratégias de SEO (que em português significa Otimização para Motores de Busca).

Se você oferecer a ele conteúdo de qualidade e que ajude a tirar suas dúvidas, ele terá uma percepção positiva da sua marca e tem mais chances de procurar a sua hospedagem, e não a do seu concorrente.

Criação de Vídeos 

Vídeos são as formas de conteúdos mais consumidos na internet. Eles são rápidos, dinâmicos e facilmente assimilável de passar uma mensagem.

O vídeo institucional tem o objetivo de apresentar um negócio. No caso de hotéis, eles são uma forma de apresentar a estrutura, serviços e valores.

Um vídeo bem produzido é capaz de encantar os hóspedes e apresentar o valor do seu hotel.

Redes Sociais 

É difícil pensar em uma estratégia de divulgação online sem o investimento em redes sociais. O grande segredo do marketing para redes sociais é estar presente naquelas redes que o seu hóspede em potencial está!

Use uma linguagem que combine com o tipo de consumidor que você quer atrair. Identifique seus pontos de interesse e adote em sua estratégia visual e na identidade da marca.

Disponibilize localização, telefone de contato, email e, principalmente, uma link para o site oficial.

É interessante publicar fotos e vídeos que mostrem o local e seus benefícios. Boas redes para isso são o Google plus , Facebook, Instagram, Pinterest, Vero entre outros.

Outro elemento fundamental para redes sociais é interagir com sua audiência. Para ter um público engajado, você deve estabelecer uma relação recíproca com sua audiência.

Quando receber comentários e perguntas, seja na página de forma pública ou via mensagens de forma privada, responda o mais rápido possível.

Use os anúncios para hotéis do Google AdWords

O Adwords permite que hotéis e pousadas (ou qualquer tipo de hospedagem) apareçam em uma seção destacada entre os resultados da busca.

Isso torna a sua hospedagem mais visível e aumenta as chances de usuários que estão procurando um local para ficar te encontrarem.

Os componentes do anúncio da divulgção de meu hotel são

  • Avaliação do hotel
  • Uma imagem do hotel
  • O preço médio da diária

Além disso, ao clicar em um anúncio, o usuário tem mais informações sobre o respectivo hotel, como endereço, telefone de contato, disponibilidade naquela data e mais fotos e avaliações detalhadas.

Valorize as avaliações de hóspedes

É muito comum potenciais hóspedes procurarem por hotéis baseados nas avaliações de outras pessoas que já estiveram no local.

Existem sites específicos para isso, como é o caso do TripAdvisor e Booking.

O impacto de uma avaliação negativa ou positiva é notável: hotéis bem avaliados têm alta procura.

Ofereça descontos

É claro que isso não deve ser feito sem uma estratégia bem elaborada. Apesar de descontos serem bons, se você sempre oferecê-los o senso de urgência criado nas pessoas é perdido. Elas entenderão que aquela oportunidade sempre existirá.

Alguns descontos estratégicos que você pode promover são

descontos sazonais: Ofereça descontos na baixa temporada ou em datas festivas específicas (um desconto de dia dos namorados,, por exemplo);

descontos relâmpagos: Viu que as datas para o fim do mês ainda não estão preenchidas? É uma ótima ideia promover um desconto relâmpago no começo do mês. Essa é uma boa estratégia para datas próximas e, para funcionar, é importante que o desconto seja significativo;

descontos para grupos específicos: Casais, grupos de idosos e turmas de faculdade são apenas alguns exemplos de públicos que você pode oferecer condições especiais no preço em qualquer época do ano.

Sempre divulgue seus descontos no seu site (para isso você pode usar pode usar pop-ups e banners temporários) e nas redes sociais. Uma boa dica é dar um nome divertido e diferente para essas promoções.

Benefícios do Marketing Digital

Fácil comunicação

O marketing digital tem a opção de a empresa poder se comunicar em tempo real com o cliente. Basta que ele envie as suas dúvidas por e-mail ou pelas redes sociais ou bata um papo por chat no site da organização.

Maior alcance

Com o marketing digital, o seu serviço estará disponível na web 24 horas por dia. Assim, ele pode ser visto por qualquer pessoa que esteja conectando à internet. E, como o acesso é gratuito, o cliente poderá ter informações e até mesmo fazer o seu pedido ou a sua reserva sem deixar o conforto da sua casa.

Público-alvo 

O marketing digital permite que a sua empresa reúna dados sobre o seu público consumidor, como:

  • O horário que o usuário acessa o seu site
  • Os comentários que o seu perfil no Facebook recebe
  • e muitas mais possibilidades advindas de rastros de como o seu potencial cliente se comporta

Assim, vai ser mais fácil identificar o seu público-alvo e pensar em estratégias mais certeiras, fazendo com que o seu investimento em marketing digital não seja jogado fora.

Captação de dados

Você sabia que é possível obter dados do cliente quando ele interage com o site ou com a rede social da sua empresa? a maneira como o consumidor se relaciona com a ação de marketing digital é disponibilizada para você.

Você pode identificar o gênero, a idade e até mesmo de onde o seu público tem feito o acesso. Essas informações são importantes para entender o perfil do seu potencial consumidor e, com isso, elaborar ações mais eficazes.

A vantagem da utilização de dados é que economiza tempo e dinheiro, pois não terá que criar campanhas baseadas em informações sem fundamentos sólidos. Com os dados corretos, você se comunica eficientemente com o seu público.

Monitoramento instantâneo

Imagine que você lançou uma campanha para atrair mais hóspedes durante o verão. No entanto, houve uma mudança no tempo (que agora só conta com chuvas nas previsões), e a temporada não vai bombar tanto quanto se esperava. O que fazer para adaptar ou para cancelar a campanha?

Acontece que, assim que você adapta o marketing digital a sua estratégia ele identifica o problema e os profissionais do marketing mudam os rumos da campanha. Com ferramentas on-line, é possível readaptar as ações de marketing para atender às demandas do cliente naquele momento.

Esse processo ajuda a evitar desperdício de dinheiro em campanhas de divulgação, além de contribuir com os resultados esperados com mais agilidade e precisão.

Tendências de marketing digital para hotéis

Mídias sociais

O ramo de Hotelaria não pode deixar essa oportunidade passar. Isso porque, nas mídias sociais, com tanta gente interagindo, é possível obter grandes resultados. Um cliente satisfeito depois de se hospedar em uma pousada, por exemplo, gosta de postar fotos e fazer comentários positivos sobre esse lugar.

Isso faz com que outras pessoas vejam as postagens e se sintam interessadas em se hospedar.

Uma outra iniciativa interessante é utilizar as redes sociais para divulgar o material do site ou do blog. Sabe aquele texto no seu site que fala sobre as belezas naturais que existem ao redor do seu hotel? Você pode fazer uma chamada no Facebook, convidando os seus seguidores para lê-lo.

Realidade virtual

Isso sem dúvidas é uma forte tendência, se você achava que realidade virtual era só coisa de cinema 3D ou videogame, trate de ampliar o seu conhecimento. Isso porque a realidade virtual aplicada a empreendimentos hoteleiros é uma tendência que veio para ficar e crescer e decidir como divulgar meu hotel.

Já imaginou se o seu cliente pudesse visitar o seu hotel ou a sua pousada sem sair de casa? Uma ferramenta que utiliza fotos em 360 graus. Ela dá uma visão panorâmica do espaço e pode ser oferecida no site ou na rede social da sua empresa.

Para dar esse efeito, as fotos registram todas as dimensões do ambiente, e assim o cliente pode reparar nos detalhes do local e ter uma sensação de imersão. Tudo isso sem usar óculos 3D, pois o acesso pode ser feito em qualquer lugar, inclusive por um celular ou por um tablet.

Oferecendo o serviço de realidade virtual, é possível que mais pessoas conheçam o seu hotel ou a sua pousada, pois tudo estará na internet. Além do mais, esse tipo de ferramenta inovadora ajuda a construir uma imagem positiva do seu negócio, porque demonstra que você procura as maneiras mais atualizadas de oferecer uma boa experiência aos clientes.

Sites responsivos

Usar a tela do computador já não é a única fonte para acessar internet. Com a sofisticação e a popularização dos aparelhos móveis, smartphones e tablets se tornaram importantes meios de contato com a web.

No entanto, você pode pensar que ter um site do seu hotel ou pousada já é suficiente para o acesso em mídias móveis. Não é tão simples assim. Na verdade, a sua plataforma precisa ser um site responsivo, ou seja, deve apresentar uma estrutura e um layout que se adaptam automaticamente a um celular ou a um tablet, por exemplo.

Outro detalhe é que o Google tem dado melhor classificação e o posicionamento para sites responsivos. Em outras palavras, se o site da sua pousada ou do seu hotel não atende a esse critério, dificilmente ele estará entre os primeiros colocados nos resultados de buscas.

SAC 2.0

Alguns clientes podem não gostar de algumas coisas que surgiram durante a hospedagem em um hotel ou em uma pousada. Muitas vezes se tratam de erros naturais de acontecer ou não foram culpa exclusiva do empreendimento hoteleiro.

De qualquer forma, esses clientes vão para a internet fazer um estardalhaço. Antes mesmo de buscar soluções com o hotel ou com a pousada, eles falam para os 4 cantos do mundo sobre a sua aflição. De fato, isso gera um desgaste para o negócio hoteleiro.

Uma saída bastante interessante para se precaver nesse tipo de situação é adotar o SAC 2.0. Essa é mais uma tendência do marketing digital, que trabalha ativamente na internet para antecipar e identificar reclamações sobre a empresa.

Esse canal pode monitorar o que acontece nas mídias sociais e também nos fóruns relacionados ao ramo de atuação. A empresa observa o que é dito sobre ela e se posiciona para evitar que um problema pontual ganhe grandes proporções.

Também é possível fazer pesquisas de satisfação por meio de questionário on-line. As empresas podem convidar clientes para responder sobre o nível de credibilidade da marca e a qualidade do atendimento e, inclusive, solicitar sugestões. Isso ajuda a melhorar o relacionamento com os consumidores.

Como todas as modalidades de marketing digital, o SAC 2.0 deve ser bem planejado. É preciso definir um cronograma de monitoramento efetivo na rede, além de utilizar uma linguagem em sintonia com o cliente no caso de resolução de conflitos. Aplicando o SAC 2.0, a prevenção de problemas está otimizada.

E-mail marketing 

Como sempre, em qualquer negócio, colocamos em alta os E-mails marketing, afinal através dele você gera possíveis potências hóspedes.

Use o e-mail marketing antes de datas festivas ou feriados prolongados, por exemplo. Ofereça promoções ou convide o cliente para visitar novamente seu hotel ou pousada.

Ao receber e-mails com conteúdo de qualidade, você aumenta as chances do seu cliente de lembrar do seu hotel ou pousada antes de decidir a sua próxima estadia.

Cadastre seu hotel ou pousada nos sites especializados de reservas

Existem diversos sites que são especializados em realizar reservas em hotéis e pousadas no mundo inteiro, além de ter espaço para os hóspedes pontuarem o seu hotel e comentar a estadia. Estes sites recebem milhares de visitas por mês, e é uma boa oportunidade para que seu hotel fique mais conhecido sem gastar muito com publicidade.

Exemplo BookingTripAdvisor e Trivago

Usabilidade

Antes de começar sua campanha, verifique se o seu campo de buscas e o formulário de reservas está funcionando corretamente.

O hóspede precisa receber confirmações com todos os dados do hotel, onde quer que ele esteja. Se possível, contrate um profissional de UX e corrija possíveis fluxos de navegação, oferecendo ao usuário a melhor experiência online em todas as etapas do processo, desde o login até a reserva.

Procure divulgar fotos dos quartos de hotéis, além de informações essenciais sobre a classificação por estrelas, tipo, tema, disponibilidade, capacidade e opções de pagamento. Faça testes utilizando o Google Analytics.

C.R.M 

Faça uma relação de e-mails dos clientes registrados no site e desenvolva pesquisas de hábitos de consumo, além de vantagens como programa de fidelidade para os hóspedes fiéis ao seu estabelecimento.

Dispare newsletters para um público selecionado que trará o retorno esperado.

Conclusão

O marketing digital hoteleiro é, portanto, uma ferramenta essencial para qualquer Hotel, Hostel, Pousada, Resort, Guest House ou Apartamento Turístico, pois as novas gerações estão em constante evolução e a internet é, hoje em dia, o principal meio de comunicação que oferece a interatividade necessária para o planejamento de suas viagens e acomodações.

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