Marketing digital para Salão de Beleza

Conheça 5 estratégias de Marketing para Salão de Beleza

Divulgar seus serviços é essencial para ter sucesso em qualquer segmento do mercado, especialmente em uma área tão disputada quanto a de estética, conheça o poder do marketing digital para salão de beleza.

Para se manterem competitivas no mercado, as empresas precisam ficar de olho nas tendências de negócios e observar  sempre onde estão os desejos do consumidor naquele momento. E não é de hoje que o mundo digital não é um local para, apenas, bater papo em redes sociais.

1° O conteúdo continua sendo rei

Para os especialistas em marketing digital, o conteúdo é, e sempre será rei, pois é uma forma de aumentar a relevância e a credibilidade das empresas junto aos consumidores. “Utilizar o conteúdo de maneira inteligente é uma forma interessante de trabalhar o inbound marketing, que é a criação ou compartilhamento de informações especializadas, para um segmento específico, criando um relacionamento duradouro e gerando uma relação de maior confiança entre empresa e público-alvo.

Esse trabalho pode ser feito por meio de blogs, podcasts, vídeos, e-Books, newsletters, entre outros, com o objetivo de conquistar a atenção do cliente de forma espontânea, planejando o funil de vendas até a conversão.

2° E- mail Marketing

Antes de mais nada, crie uma lista de e-mails de seus clientes, peça a eles e anote na agenda para depois passar em uma planilha de forma mais organizada, nesse momento começa a nascer sua lista, já pensou quantas pessoas passam durante 1 ano em seu estabelecimento? Quantos e-mails você pode cadastrar em sua lista e divulgar seus serviços e promoções? Comece já a formar sua lista.

Com a lista nas mãos chegou à hora de começar o e-mail marketing, apresentar seu salão de beleza e ou serviços, transmita uma imagem bem limpa, você pode utilizar fotos do salão ou de serviços (clientes que autorizem a divulgação) para colocar no cabeçalho e no conteúdo do e-mail, crie uma marca caso não tenha, isso ajudará a promover mais e fixar na mente do cliente. Fale sobre seu salão e serviços, o que faz, a quanto tempo existe, um pequeno histórico para os novos clientes.

3° Invista em parcerias com influenciadores

Trabalhar com os influenciadores pode ser uma boa estratégia de aumentar os negócios. Aqui, não se trata mais de contratar celebridades para falarem bem de você: hoje, a tendência aponta para influenciadores de nicho, que tem uma enorme relevância frente a determinado público.

Geralmente, eles têm muitos seguidores e a habilidade de lançar tendências. “Eles fazem as empresas terem um peso maior”.

Mas, na hora de se relacionar com um influenciador, não busque somente os que têm maior alcance de público. Lembre-se que ele precisa estar conectado à imagem que você deseja transmitir da sua marca, e ter relevância, principalmente, frente ao público que você deseja atingir.

4° Aposte na credibilidade de um blog

Os blogs estão ganhando muito espaço nas estratégias de marketing digital e de inbound marketing, pois ajudam as pessoas em sua jornada de compra além de trazerem confiabilidade para um negócio e tornam certas empresas “autoridades” no seu segmento no longo prazo. Isso ocorre, sobretudo, pela criação de conteúdo relevante sobre determinados temas.

Por meio de posts, um blog possibilita que se crie e compartilhe artigos que despertem o interesse dos clientes, seja porque eles explicam como solucionar um problema, seja porque eles ajudam a entender como aproveitar uma oportunidade de mercado.

Mantenha uma newsletter e envie semanalmente os posts do blog para os assinantes. Assim, todos que estão interessados vão receber e ver seu conteúdo com frequência.

5° Marque presença nas redes sociais

O primeiro passo de um excelente marketing para salão de beleza é marcar presença nas redes sociais, já que o brasileiro é um consumidor altamente conectado. Há no Brasil mais de 100 milhões de usuário no Facebook e quase 40 milhões de usuários no Instagram, em ambos os casos o Brasil é o segundo maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos. É importante compreender que esse tipo de mídia mudou completamente o modo social de conviver e consumir bens e serviços, o que torna uma estratégia do gênero indispensável para conquistar e fidelizar mais clientes.

Diferente do que acontece com as buscas no Google onde o consumidor está mais próximo da compra já que procurou ativamente por algo, a mídia social é um local onde as empresas devem divulgar suas marcas, divulgar conteúdo de qualidade e aproveitar o espaço para estreitar os laços com seus clientes. Nas mídias sociais venda mesmo só funciona se for em um contexto mais emotivo, já que as pessoas não estão ali para comprar.

O Facebook, por exemplo, abre a possibilidade da criação de uma fanpage, onde você pode divulgar informações, novidades e promoções.

O Instagram também é bastante útil, especialmente para a postagem de fotos e vídeos com os resultados dos procedimentos e transformações feitas no salão. Veja perfis de cabeleireiros famosos e como o trabalho deles têm expressivo alcance por meio do Instagram e de fotos bem feitas.

Todas essas estratégias são efetivas, ao fazer marketing para salão de beleza, a maioria delas consiste em você estar em contato com seu público de possíveis clientes e estar sempre criando conteúdo para as redes sociais.

Algumas dessas formas podem dar algum resultado em um prazo menor e outras em prazo maior mas você precisa ter em mente que um dos melhores caminhos é ter uma marca forte.

Criar algum tipo de conteúdo de maneira consistente trará bons resultados com maior frequência, ações pontuais trarão retornos pontuais, criar um conteúdo relevante e consistente trará resultados longos tornando o resultado mais positivo e mantendo seu salão sempre cheio!

Criar oportunidades também é um caminho que deve ser feito em paralelo, seja criativo, bole eventos no seu salão, engaje suas clientes! Não espere elas baterem na sua porta!