O que é e-commerce?

Estamos vivendo mais do que nunca a era da internet e o e-Commerce é um dos mais importantes fenômenos em crescimento. Hoje todos podem abrir o seu próprio e-commerce e passar a vender pela internet com a mais simplicidade do que abrir uma loja física para comercializar produtos.

Mesmo sendo algo muito comentado e conhecido na mídia e principalmente na internet, ainda se escutam pessoas perguntando “o e-commerce o que é?”. Vamos abordar nesse post algumas características de um e-commerce e identificar seus vários tipos, e esperamos que algumas dúvidas possam ser esclarecidas com esse texto.

E-Commerce ou comércio eletrônico se trata de vender através da internet, em conceito são transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas. Geralmente são vendidos produtos e/ou serviços que estamos acostumados a ver por ai, como em um shopping. Ele abrange diferente tipos de negócios, desde sites destinados a consumidores a sites de leilões passando por comércio de bens e serviços entre organizações

Vantagens de um e-commerce

  • Atuar no segmento é mais simples e bem mais barato quando comparado com o investimento que se tem ao montar uma empresa física.
  • Prazo de construção é curto, existem plataformas que já entregam a estrutura montada, com todas as ferramentas prontas para trabalhar e ainda com suporte garantido, restando somente ao empresário à responsabilidade de vender.
  • Redução do custo operacional e aumento da margem de lucro. Com o e-commerce não há necessidade de contração de vendedores, o que facilita bastante para ter uma margem de lucro maior, já que não existe o comissionamento e também dá a liberdade de operar com linhas de descontos bem mais atraentes aos consumidores.
  • Possibilidade de trabalhar com diversos perfis de clientes, já que dá para comercializar um leque de produtos bastante diversificados.
  • Uma das vantagens mais importante é poder disponibilizar seus produtos 24 horas todos os dias.

Desvantagens de um e-commerce

Embora existam muitas vantagens principalmente o baixo custo que o empresário tem ao criar um e-commerce, é importante deixar claro que existem muitas questões que este ramo de atividade ainda tem que resolver, como por exemplo:

  • Convencer que os produtos tem a qualidade esperada pelo cliente.
  • Como vender perfumes, roupas, sapatos se o cliente não tem a percepção do toque, a visão de como ficará vestido com a roupa ou sapato?
  • Alguns itens são de difíceis de vender por meio de uma loja virtual, seja por serem perecíveis ou porque o valor não será capaz de cobrir alguns custos, como os de fretes, por exemplo.
  • Algumas pessoas ainda possuem certa desconfiança ao disponibilizarem dados de pagamentos pela internet.
  • Entrega é outra desvantagem competitiva, os clientes em grande parte gostam de comprar e receber seu produto no momento da compra e por isso são cautelosos na hora de decidir pela compra via loja virtual.

Tipos de e-commerce

Ao falarmos sobre o que é e-commerce, nos vem à cabeça algumas lojas virtuais e pode-se imaginar que nesse ramo não existam outros tipos de segmentos. O que muitos não sabem é a variedade de segmentos existente quando o assunto é o e-commerce. Podemos classifica-lo em 7 segmentos segundo informações do site e-commerce news são eles o B2C, B2B, C2C, P2P, m-Commerce, s-commerce, T-Commerce.

  • O que é comercio eletrônico  B2C?(Business to Consumer) é a forma mais conhecida de e-commerce a loja virtual e corresponde a venda de produto por uma empresa para o cliente final.
  • O que é e-commerce B2B? (Business to Business) também e uma plataforma de comércio eletrônico, mas voltada para transações comerciais entre duas empresas com objetivo de revenda.
  • O que é comercio eletrônico C2C?(Consumer to Consumer) este tipo de comércio eletrônico consiste na negociação entre duas pessoas físicas, normalmente estabelecida através de um intermediador, como os sites de leilão de produtos e afins, ex: MercadoLivre e eBay.
  • O que é e-commerce P2P? (Peer to Peer) é o compartilhamento de arquivos digitais entre, sem a necessidade do intermediador. Apesar de ser um tipo de e-commerce, possui baixíssimo retorno financeiro e muitas vezes é associado a pirataria e crimes virtuais.
  • O que é e-commerce m-Commerce? (mobile-commerce) é toda a transação comercial de bens e serviços feita através de dispositivos móveis. Considerado uma evolução do e-commerce, essa nova modalidade de comércio eletrônico é uma oportunidade de conquistar clientes que vivem conectados.
  • O que é e-commerce s-commerce?(Social Commerce, ou Comércio Social) é a integração do e-commerce com as mídias sociais. Um dos objetivos do Social Commerce é permitir que os consumidores compartilhem suas compras on-line, afim de trocar conselhos e conhecimentos sobre os produtos de indivíduos que apresentam preferências de consumo semelhantes, para ajudarem a outros ou a si próprios na tomada de decisão de compra.
  • O que é e-commerce T-Commerce? (comércio televisivo) esta modalidade de comércio eletrônico utiliza TV Digital como meio de venda de produtos. O telespectador pode a qualquer momento do programa na TV comprar o produto que está sendo exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecendo um contato direto com o vendedor.

O comércio eletrônico e as Redes Sociais

As redes sociais abriram um novo meio de comunicação entre empresas e consumidores. A dinâmica de lançamentos de novos produtos e necessidade de comunicação rápida e direta com os consumidores faz das redes um excelente meio de comunicação e percepção do mercado. É necessário desenvolver uma estratégia bem robusta para atuar nas redes sociais, pois a exposição da empresa passa a ser grande. É uma via de duas mãos, enquanto as empresas enviam informações sobre produtos e serviços os consumidores tem a facilidade de postar criticas que podem comprometer a empresa e seus produtos.

Uma forma de trabalhar com as redes sociais é a maneira tradicional de postar banners e propagandas de texto curto. A vantagem é que os anúncios são direcionados para grupos de pessoas de comportamentos parecidos com maiores possibilidades de retorno.

No caso do YouTube é possível as empresas promoverem vídeos para aparecerem no top da lista de vídeos recomendados. Um exemplo foi um vídeo comemorativo dos 25 anos da música de Renato Russo, Eduardo e Monica, produzido por uma operadora de telefonia celular que alcançou rapidamente milhões de acessos e foi noticia constante nas rodas de amigos. Depois de vencer a inércia inicial com a promoção paga do vídeo ele passou a ser recomendado por outras pessoas e de forma viral (exponencial) atingindo milhões de pessoas por um longo período. Nesse exemplo, as pessoas é que “correm” atrás da propaganda e não a empresa atrás de consumidores para divulgar seus produtos e serviços

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