Marketing Digital para Construtoras 2022

São os mesmos princípios utilizados pelo marketing digital, com algumas adaptações para o mercado da construção civil.

Além disso, o marketing digital para construtoras traz muitas vantagens para o seu planejamento. Por qual motivo ? Simples, ele possui um baixo custo para ser implementado; Sendo possível mensurar o retorno que teve do seu investimento de maneira mais eficaz.

Mas afinal… 

O  Que é Marketing Digital 

O marketing digital são estratégias de comunicação on-line que as empresas podem utilizar por meio de anúncios, sites, telefonia celular e outros meios digitais, com o objetivo de divulgar ou promover produtos e serviços específicos, conquistar novos clientes, fortalecer o seu nome e marca e melhorar a sua rede de relacionamentos. Não fazemos compras sem antes pesquisar na web qual melhor local, preço, fator de confiança, sem contar o tempo que passamos analisando isto. Acontece que consumidor ou fornecedor, todos estamos em constante ligação com o mundo virtual. 

Empresas que estão presentes no meio digital tem uma probabilidade menor de perder espaço para concorrentes e cair no esquecimento

Ao investir em uma boa agência de marketing digital para construtoras, esteja certo de que o ROI não é apenas financeiro. Com a estratégia certa, pode ser solucionado diversos problemas de comunicação que vão desde imagem percebida, até eficácia da mensagem.

  • Estima-se que 60% da decisão de compra já foi tomada no ambiente virtual, antes mesmo do primeiro contato com o contrutor.
  • Cerca de 80% dos contatos começam pela internet, por isso, investir não só em anúncios na web, mas em ações específicas é garantia de ótimos resultados.

Como uma Construtora pode se beneficiar do Marketing Digital

6 Estratégias de Marketing Digital que irão  impulsionar sua construtora 

1° Produção de Conteúdo

A produção de conteúdo é a chave de todo o processo de Marketing Digital para construtoras. Um conteúdo pensado criteriosamente para atender as necessidades do seu cliente, fazem com que a mensagem chega rapidamente e diretamente a possíveis leads.

Com as estratégias de Inbound Marketing, seu conteúdo ficará otimizado aos padrões do Google e trará resultados muito significativos para sua empresa.

Os conteúdos são produzidos para suprir uma demanda nas Redes Sociais e nos Blogs, mas principalmente, eles entregarão valor para o seu cliente, muito mais do que somente vender algum produto.

Criar um blog e Mídias Sociais para sua construtora facilitará as buscas por seu nome no Google.

2° Invista em SEO (otimização para mecanismos de busca)

SEO é o processo de fazer com que seu site fique na primeira página dos mecanismos de busca quando o público busca por seu serviço. Por exemplo, você pode querer aparecer em primeiro no Google quando as pessoas buscam por “Construtora em São Paulo”.

O objetivo da SEO está em enriquecer as páginas de conteúdos relevantes e direcionados a termos específicos, além de trabalhar a qualidade técnica da estrutura dessas páginas, que também melhoram a acessibilidade do site. É por isso que as ações de SEO passam a englobar planejamento de experiência de usuário ( o foco dos buscadores está no usuário, em avaliar as entregas mais satisfatórias para quem busca), gerando leads, tornando o posicionamento nos mecanismos de busca uma consequência destas melhorias. 

3° E-mail Marketing

No segmento de construtoras, as ações de e-mail marketing, quando bem planejadas e realizadas de forma estratégica, podem gerar excelentes resultados e conquistar a tão sonhada proximidade e fidelização de clientes.

O acesso ao e-mail continua sendo a maior atividade online, o e-mail marketing é a ferramenta de marketing direto mais utilizada na Internet desde do surgimento do marketing digital, e é aplicável a todos os mercados e tipos de estratégias. Essa ferramenta funciona muito bem para conversão, além disso, o recebimento de um e-mail marketing gera lembrança da marca, pois ao assim que o cliente abrir a mensagem enviada, ele automaticamente lembrará da sua construtora, do seu serviço ou do seu produto.

4° Marketing em Redes Sociais

As redes sociais podem ser um ótimo caminho para conectar e comunicar com o público-alvo da sua empresa. Entretanto, você precisa saber quais canais são mais eficientes antes de investir tempo (e dinheiro) nessa mídia. Ao invés de tentar estar presente em todas as redes sociais, priorize 2 ou 3 mais relevantes e invista 100% do seu esforço nelas.

Uma das estratégias que as construtoras costumam utilizar são anúncios no Facebook. O motivo é simples: Ele permite segmentar de forma precisa a audiência de acordo com a localização, cargo, empresa onde trabalha e muito mais.

5° Aplicativos Mobile

Já imaginou a criação de um aplicativo para sua construtora? Mantendo seus clientes informados sobre o andamento dos projetos, de forma que ele possa acompanhar a evolução. Deixando um espaço para as pessoas envolvidas postarem suas sugestões e comentários.

Além de ser um grande diferencial, vai demonstrar a transparência e comprometimento da sua empresa com o cliente.

Para alinha uma boa estratégia de marketing digital para construtoras é necessário um trabalho bem feito, pois sabemos que os clientes estão cada dia mais exigentes e buscam empresas que se destacam no mercado.

6°  Remarketing

Quantas vezes você acessou um site, saiu e continuou vendo anúncios desse site por onde navegava? Essa é uma estratégia de marketing digital conhecida como Remarketing, e tem um grande potencial para lembrar os visitantes de retornarem ao seu site enquanto estão na etapa de pesquisa, mantendo sua marca em evidência.

Vantagens do Remarketing

  • Taxas de conversão mais elevadas: Leva a maiores taxas de conversão para suas campanhas. Mantendo sua marca na lembrança dos consumidores aumentando sua chances de venda futura.
  • Melhor ROI: Melhores taxas de conversão, por consequência, geram retorno mais rápido do seu investimento e um menor custo por venda.
  • Segmento de audiência: você pode focar seus esforços de Remarketing visando públicos específicos, tomando como base seus interesse sou dados demográficos. Pode até segmentar Leads quentes como aqueles visitantes do site que abandonaram o site, guiando-os até a contratação de sua construtora.
  • Orçamento flexível: como todas as outras ferramentas de publicidade do Google, você tem controle completo do orçamento e relatórios robustos para ajuda-lo a tomar decisões inteligentes quanto aos gastos. Você também pode ver quais sites da rede de display têm o melhor desempenho para otimizar as mensagens e orçamentos para páginas específicas.

Percebeu como o Remarketing ajuda a impactar as pessoas certas, que mostraram interesses em seus produtos ou serviços ?

Cada impressão adicional aumenta as chances de você ganhar um novo cliente. Até mesmo quem já fechou negócios com você, pode ser atingindo por essa estratégia de marketing.

Essas são só algumas estratégias para a sua empresa ter um norte de por onde começar. É claro que, você pode contratar uma agência especialista em marketing digital para construtoras para ajudar com análises, métricas e melhores estratégias, maximizando o seu investimento.