Inbound Marketing

O Marketing digital está na ponta da língua e nas estratégias de empresas dos mais diversos portes e segmentos.

E tudo o que se diz a respeito da metodologia não é à toa: ela realmente tem o poder de captar leads altamente qualificados  e ajudar em seus negócios.

No entanto, para realmente ser efetivo, o Inbound precisa de planejamento, análises constantes e conhecimentos específicos.
Em poucas palavras, podemos dizer que o Inbound Marketing tem como objetivo principal atrair pessoas, convertê-las em consumidores e fidelizá-las, esse processo é chamado também de “marketing de permissão”. No marketing de permissão o consumidor é atraído até o seu site por uma promoção, conteúdo ou material rico e disponibiliza seus dados em um formulário para receber mais informações da empresa.
O inbound marketing tem elevado os resultados das empresas na hora de atrair clientes, mas antes de falar sobre o que é Inbound Marketing, vamos fazer uma análise rápida sobre as mudanças do marketing no mercado e a principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional.
Marketing digital e o Marketing tradicional
Dessa forma, o Inbound Marketing tem ajudado as empresas a atingirem inúmeros objetivos, como melhorar a penetração da marca, conseguir novos clientes, aumentar as vendas e se posicionar como uma autoridade em seu segmento de atuação.

A metodologia de Inbound Marketing compreende uma sequência lógica de etapas que se complementam de forma inteligente: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair

A primeira etapa da metodologia de Inbound Marketing tem como objetivo desenvolver a atração de potencias clientes para os canais digitais da empresa, através da execução de ações de marketing voltadas para a construção de uma forte presença digital da empresa na Internet.

Assim, as pessoas com real interesse pelos assuntos relacionados ao segmento de atuação da empresa são atraídas espontaneamente. Com isso, é possível atingir um público mais qualificado e propenso a comprar seus produtos e serviço.

Nesse contexto, o Marketing digital tem um papel essencial na estratégia de Inbound, uma vez que busca oferecer conteúdo de valor, bem como falar diretamente e construir uma relação de confiança com os potenciais clientes.

As principais formas de atração de potenciais clientes para os canais digitais da empresa envolvem as seguintes ações de Marketing digital:

–      Blog

–      SEO – Search Engine Optimization

–     Links patrocinados ou mídia paga online

–      Gestão de redes sociais

Converter

A etapa de conversão é onde ocorre a captura de Leads, ou seja, a obtenção das informações de contato (nome, e-mail, telefone etc.) do visitante que foi atraído no passo anterior. Geralmente é ofertado um conteúdo de valor em troca dessas informações, como um eBook, infográfico ou ferramenta.

As ações de marketing digital voltadas para a conversão de Leads abrangem:

–      Criação de ofertas diretas (pedidos de orçamento, demonstração de software, teste gratuito, entre outras)

–      Criação de ofertas indiretas (eBooks, infográficos, webinars, ferramentas etc.)

–      Landing Pages ou páginas de conversão

–     CRO (otimização de conversão)

Relacionar

O relacionamento é a etapa da metodologia de Inbound Marketing que visa conduzir os Leads (clientes potenciais) através do processo ou jornada de compra, por meio da entrega sistemática de conteúdo de qualidade, até o momento ideal para uma abordagem comercial.

Essa etapa leva em conta que a grande maioria do Leads não estão interessados em comprar no primeiro momento em que tomam contato com a empresa. Dessa forma é fundamental entender a jornada de compra e produzir conteúdos diferenciados para cada estágio desse processo.

Principais ações de marketing digital para implementar a etapa de relacionamento com os potenciais clientes:

–     E=mail marketing

–     Automação de marketing

–   Nutrição de leads

Vender

Todas as ações de marketing digital executadas nas etapas anteriores têm como objetivo gerar demanda e oportunidades de negócio para a empresa. Posteriormente, o processo de vendas pode ocorrer no próprio website ou através do contato entre um vendedor e o potencial cliente.

O processo de vendas é apoiado pelas seguintes estratégias de marketing digital:

–      Lead Scoring (Pontuação de Leads)

–      Inbound Sales

–   CRM (Customer Relationship Management)

Analisar

O grande diferencial do marketing digital é a possibilidade de avaliar precisamente os resultados e comprovar o retorno sobre o investimento realizado. Assim, a etapa de análise visa estabelecer métricas de resultados, por exemplo taxa de conversão de visitantes em Leads e taxa de conversão de Leads em oportunidades de negócio.

As métricas são monitoradas ao longo de todo processo de Inbound Marketing, que o realimentam e direcionam os esforços das ações de marketing.  Essa capacidade analítica pode ser implementada com o uso de ferramentas disponíveis no mercado:

–      Web Analytics (ex. Google Analytics)

–      Ferramentas de automação de marketing

Portanto, o Inbound Marketing é uma metodologia que direciona diversas ações de marketing digital de forma inteligente, com o objetivo de gerar resultados positivos para os negócios.

Além dessas vantagens, o Inbound Marketing traz esses resultados com menos investimento comparado à ações de marketing convencionais e estabelece uma fidelização entre seus consumidores, ou seja, passa a ser um investimento muito mais barato com um ROI muito mais vantajoso. Aposte na estratégia que as pessoas amam e demonstre a seus clientes confiança. Transforme seus leads em resultados!