Marketing digital

Transformando empresas crescentes em referências

Agências de conteúdo se referem ao poder que as palavras, vídeos e imagens podem impactar o consumidor é imenso. 
Você pode pensar que o marketing de conteúdo é uma técnica de criação das primeiras páginas da web ou blogs, mas é a estratégia de produzir  conteúdos para seu público alvo, com qualidade relevante feito para informar, educar e entreter o futuro ou atual consumidor.
É o combustível do inbound marketing. 
 Marketing de conteúdo é falar sobre seu nicho no mercado. Diferente de um release de uma acessória de imprensa ou do marketing tradicional, não é sobre o que a sua empresa faz, mas sobre o que o consumidor precisa. 
 
 
Passo a passo do marketing de conteúdo
 
1. Descobrir seu cliente/audiência alvo.
2. Planejar conteúdos sobre o que sua audiência queira ler.
3. Manter um tom de voz adequado e frequência constante.
4. Publicar para cada estágio da jornada de compra. 
5. Distribuir seu conteúdo nos canais e momentos corretos.

Características essenciais que uma agência de conteúdo deve ter
São semelhantes às principais características de uma agência de marketing digital ou uma agência de comunicação, mas sempre dando prioridade à qualidade do conteúdo.
  • Criatividade
Por cima de tudo, a criatividade é fundamental. Ao fazer uma estratégia de conteúdo. Seja qual for a ordem das palavras, sua sonoridade e seu significado têm a capacidade de fazer uma campanha ter sucesso ou falhar. Todo mundo conhece as noções básicas para escrever, muitas pessoas sabem como escrever bem, mas poucas pessoas sabem como provocar sentimentos e agitar emoções através de palavras. Lembrando que, copiar e colar não é uma forma autêntica de criatividade, sabemos que tudo se copia nada se cria, mas precisamos ler, interagir, entender, e assim, aperfeiçoar o seu trabalho , fazendo a diferença para o seu cliente. 
  • Realização de objetivos 
Uma boa agência será aquela que se certifica do que ele obtém o que ele quer com uma boa estratégia por trás dele. Sendo assim não vale a pena escrever por escrever sem a criação ter um reembolso de custos. 
  • Experiência x conhecimento 
A publicidade e o marketing foram atingidos por uma constante evolução tecnológica. ( assim como o consumidor ), isso não significa que as estratégias ou teorias anteriores sobre a comunicação deixem de ser válidas, mas exigem que se adaptem às tendências atuais, sendo assim, estar sempre atualizado e aprender no dia a dia é importante.
  • Formação 
No ambiente digital, o treinamento é essencial. As agências de conteúdo devem oferecer uma formação contínua e especializada no setor para que sejam capazes de dar o melhor de si mesmos.
  • Qualidade 
Até hoje, o imediatismo derrotou a qualidade. Este é um aspecto muito visível nas redes sociais, por exemplo. Refiro-me ao descuido dos usuários antes dos tildes ou dos erros gramaticais. Muitos priorizam a necessidade de publicar conteúdo sem rima ou motivo, em vez de rever e criar um conteúdo de boa qualidade. No entanto, quando se trata de escrever conteúdo é muito importante que eles sejam gerados corretamente, com qualidade e sem qualquer erro gramatical ou ortográfico. Vá, os chutes para o dicionário que outros lhes dão, mas não uma agência dedicada à palavra.
 
 
Que tipos de conteúdo as agências podem gerar?

Quando escutamos ou lemos sobre agências de conteúdo, podemos pecar por pensar simplesmente no texto típico, no campo digital, em um blog. No entanto, você pode gerar toda uma série de estratégias e campanhas que se apoiam e que seu link é uma história.
 
Conteúdo da web
 
 
• Blog 
 
Os blogs são ferramentas indispensáveis para o Marketing Digital e principalmente para estratégias de Marketing de Conteúdo. É através deles que a maior parte dos conteúdos que você produz alcançará a sua audiência.
 
• Ebooks

Conteúdo mais longo do que uma publicação. Pode ser combinado na mesma estratégia que os artigos e oferecer como um ímã principal, para atrair novos usuários com dados interessantes para o seu banco de dados. Se diferentes artigos forem criados no mesmo assunto, então um ebook pode ser criado com todos eles.
 
• Newsletter

Uma estratégia de marketing de e-mail bem estruturada pode obter muitos resultados. O marketing por e-mail é a maneira mais eficaz de preparar o terreno para potenciais clientes e fidelizar os existentes.
 
• Infografia

É ideal para obter interação nas redes sociais, pois atende as características essenciais para qualquer tipo de conteúdo: viralidade, compartilhamento, visualização e transmissão de informações.
 
• Estudos e relatórios

Não é um conteúdo fácil de criar, mas torna-se boa maneira de chamar a atenção da mídia e dos especialistas. Relatórios detalhados sobre tendências, dados, pesquisas ou estudos setoriais.
 
• Webinars
 Os webinars sã conferências em transmissão com o objetivo de mostrar conhecimento e obter uma lealdade dos usuários. A própria promoção do webinar pode gerar novos registros de usuários e contatos.
 
Dentre as empresas que adotam uma estratégia de marketing de conteúdo, segundo o Hubspot:

• 64% dizem que o maior desafio é produzir conteúdo suficiente;
• 52% dizem que eles querem produzir conteúdo que gere engajamento;
• 45% dizem que tem um obstáculo em produzir conteúdo variado;
• E finalmente, 33% diz não saber como medir os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Então, será necessário contratar uma agência de conteúdo para auxiliar na montagem e, em especial, na execução de sua estratégia.
 
A forma mais eficaz de atuar é primeiramente compreender exatamente o que resultará em grandes benefícios ao cliente. Por conseguinte, deve-se organizar as informações expostas para que o conteúdo ajude-os a preencher suas precisões informacionais. A procura por clientes devem ser alcançada, pois desta maneira a empresa institui a sua autoridade e propicia progressão a marca.