Analytics

A ferramenta Google analytics tem como objetivo mensurar suas estratégias de marketing.

Se você ou sua empresa possui um site ou aplicativo que precisa chegar rapidamente ao conhecimento do seu cliente, saiba que é de extrema necessidade conhecer a importância do Analytics. O mesmo ocorre quando se quer medir o impacto e a efetividade da sua comunicação, por exemplo. Saber se o conteúdo oferecido pelo seu projeto está sendo relevante ou não para seu público-alvo.

O Google Analytics é um serviço de análise gratuita que fornece estatísticas e ferramentas analíticas básicas para SEO e gestão de marketing digital.

Se a ferramenta oferece informações a respeito do que precisa ser melhorado nas campanhas digitais já desenvolvidas, concluímos que a importância do Analytics se dá no ato da tomada de decisões estratégicas que farão com que o desempenho de um site melhore de acordo com seus objetivos, direcionando seus investimentos de uma maneira mais certeira.

Quando acompanhamos a fonte de tráfego de um site, por exemplo, conseguiremos avaliar quais dos investimentos estão gerando mais lucro. Se isso está ocorrendo por meio de anúncios pagos, redes sociais, técnicas de SEO, parcerias, enfim.

Se o seu site é baseado em conteúdo, poderemos saber quais os textos mais lidos. E quais os artigos que mais tem interessado a seus visitantes.

No caso de um comércio eletrônico, é possível analisar as métricas relacionadas a atividade de compra com informações sobre o produto e a transação. Além do valor médio do pedido, taxa de conversão de e-commerce, o tempo até a compra e demais dados.

Quais os recursos do Google Analytics?

  • Ferramentas de visualização de dados, incluindo um dashboard, scorecards e gráficos de movimento, que exibem mudanças nos dados ao longo do tempo;
  • Segmentação para análise de subconjuntos, como conversões;
  • Relatórios personalizados;
  • Compartilhamento e comunicação por e-mail;
  • Integração com outros produtos do Google, como o AdWords, o Public Data Explorer e o Website Optimizer.

Se você deseja melhorar ainda mais a performance das suas campanhas de marketing digital, otimizando ao máximo seus resultados, não se preocupe. O Google Analytics é capaz de apresentar ainda um relatório demográfico.