Compreender o ciclo de vendas ao consumidor

Os funis de marketing dos produtos de consumo são os vários caminhos pelos quais os potenciais clientes viajam para chegar ao destino: a compra de um produto.

Cada cliente em potencial entra em um caminho a partir de um ponto diferente de conscientização sobre o produto, como um canal de marketing de mídia social ou um anúncio on-line, e continua pelo caminho, cruzando-se com outros caminhos de possíveis clientes.

Ao longo do caminho, em cada um desses caminhos pelo funil, você cria ações de marketing para os clientes participarem e direcionarem para a próxima etapa, como inscrever-se para receber um e-mail semanal ( newsletters ) que oferece informações divertidas relacionadas ao produto ou se inscrever para white paper gratuito. Este é o primeiro ponto de captura de leads que pode ser alimentado com mensagens direcionadas.

Conforme os clientes dão o próximo passo, eles vão até o gargalo do funil na direção da compra do produto. Alguns chegarão ao objetivo mais cedo do que outros, dependendo da urgência de suas necessidades. Independentemente de a compra ocorrer de uma só vez ou se os clientes continuarem mostrando interesse, mas não comprarem, continuar a rotular os clientes de alguma forma é uma parte essencial de mantê-los no caminho pelo funil, não importa a lentidão da jornada.

Um clássico funil de persuasão é a AIDA, que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

 Vamos dar uma olhada em cada um desses elementos e mergulhar no que eles significam para você.

 Atenção

Seu layout para um funil de marketing baseado em produto começa com o processo de conscientização, pelo qual você chama a atenção do cliente em potencial, informa-o de que existe e vende um produto do qual possa gostar. Uma das maneiras de chamar a atenção pela primeira vez depois de configurar seu website, blog e várias contas empresariais em mídias sociais é usar o Google AdWords para criar pequenos anúncios on-line. Os clientes que usam palavras-chave semelhantes em suas  pesquisas para aqueles que você usa em seu anúncio verão esses anúncios. Há também a otimização de mecanismos de busca, em que usar as palavras-chave pesquisadas nas páginas do seu website aumenta suas chances de ser descoberto quando os clientes procuram o que você vende (por exemplo, colares para cães grandes).

Você também pode criar anúncios usando as plataformas de mídia social em que você tem uma presença. Dessa forma, seu produto alcança muito mais clientes em potencial do que se você estivesse simplesmente postando na página da sua conta comercial. Quando os clientes em potencial clicam em quaisquer botões ou links de apelo à ação (CTA) que você incluir em sua postagem, o processo de ganhar e reter a atenção deles começa.

Interesse

Depois de conhecer os clientes em potencial, seu próximo passo é fornecer informações que lhes interessem o suficiente para saber mais sobre seus produtos.Você pode fazer com que eles se inscrevam em e-mails voltados para o seu produto, ou você pode fornecer um white paper gratuito. Um white paper não é uma propaganda, mas fornece informações sobre o produto, a razão de sua existência e o que ele foi projetado para os clientes.

Seu blog pode adicionar ao valor do site falando sobre um dos recursos ou aplicativos do produto, uma história de sucesso do cliente ou notícias sobre melhorias no produto. Ou seu e-mail marketing pode incluir um link para um vídeo que mostra clientes existentes discutindo como o produto os ajudou. Depois de assistir ao vídeo, os clientes em potencial podem clicar em um botão ou link de CTA para saber mais sobre o produto e comprá-lo, se já estiverem prontos.

Desejo

Os clientes em potencial que vêem como esse produto pode ajudá-los agora podem ter o desejo de experimentá-los sozinhos. Ou eles podem querer saber mais ou comparar seu produto com outros no mercado para obter preços e recursos.

Se você pesquisou seus concorrentes, então você pode oferecer algo exclusivo para seus clientes potenciais que os concorrentes não têm. Continue a se envolver com seus clientes em potencial para mantê-los concentrados e empolgados com o produto, para que eles tomem a etapa final. Uma excelente ferramenta para aumentar o desejo é um webinar em que os espectadores podem ver o produto em ação.

Ação

Envie e-mails marketing que incluam seu botão de CTA e se você considerar dar um limite de tempo para fazer a compra antes que o preço do produto suba. Crie um senso de urgência dando um curto espaço de tempo para comprar ou dizendo aos clientes que restam apenas alguns livros ou pacotes de software. Você também pode adicionar vantagens como uma garantia de reembolso de 60 dias, um compromisso com seu cliente interessado para uma demonstração do produto, se aplicável, ou uma consulta por telefone gratuita.