Estratégia de marketing

Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital

É uma das primeiras estratégias de marketing a serem pesquisadas por quem deseja aumentar a presença digital da empresa.

Uma das formas de colocar a solução em prática é por meio de um blog no site. Isso porque o blog corporativo tem um papel central na estratégia de Marketing Digital, sendo responsável por diversos dos benefícios possíveis com a metodologia.

Vantagens do blog

A ferramenta de conteúdo é um dos principais recursos do marketing digital e possibilita a comunicação direta entre quem tem alguma informação para publicar e seu público-alvo.

Com o conteúdo apropriado seu blog pode gerar uma série de leads qualificados

Que por sinal são os assuntos relevantes ao seu futuro consumidor. Ações como essa geram o tráfego de visitas para seu site e aumentam o interesse das pessoas pela sua marca. A partir do momento que é oferecido conteúdo importante (que pode ser em forma de texto, imagem, infográfico, áudio e vídeo), seu blog se torna referência no assunto e sua empresa referência no setor em que atua.

Outra grande vantagem é seu baixo custo.

Existem muitas plataformas gratuitas como o WordPress, por exemplo, que não requerem conhecimento muito avançado para instalar e começar a usar. Com um simples cadastro e um pouco de pesquisa é possível colocar no ar um blog interessante e atraente para seu público.

3 benefícios que tornam o blog fundamental na estratégia digital.

1. Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no Google

Quanto mais conteúdos publicados, mais oportunidades de ser encontrado pelos usuários, além de aumentar o número de páginas indexadas pelo Googlemelhorar o posicionamento do site e de páginas do blog nos mecanismos de busca.

Para brigar por um bom ranqueamento das palavras-chave trabalhadas pela empresa é necessário somar a estratégia do blog com boas práticas de SEO.

Assim, ao realizar uma pesquisa que tem como foco algum produto ou serviço que seja oferecido pela marca, as chances de o usuário encontrar o site entre os resultados do Google aumentam bastante.

2. Gera autoridade para sua empresa

Um blog atualizado regularmente, além de atrair tráfego e potenciais clientes, também funciona como um canal de relacionamento com potenciais clientes.

Publicar materiais inéditos e relevantes para o público interessado na temática é um dos fatores que pode transformar a empresa em uma autoridade no assunto.

Essa autoridade, construída por meio da publicação de conteúdos segmentados e de qualidade, fazem com que não apenas os clientes tomem a empresa como um exemplo, mas também as concorrentes.

3. Resultados contínuos

Todo conteúdo publicado no blog da empresa torna-se um ativo permanente, mesmo que o número de publicações diminua. Os conteúdos indexados pelo Google ou referenciados em sites de terceiros continuarão atraindo tráfego para o site, o que permite obter resultados contínuos.

O blog é uma solução duradoura e que, quando realizada em conjunto com o SEO, por exemplo, não perde a relevância com o passar do tempo. É comum inclusive que conteúdos antigos sejam bem posicionados no Google devido à relevância que o material conquistou nos anos em que esteve disponível.

Assim, uma vez que a empresa criou um conteúdo sobre determinado tema há algum tempo, não precisa preocupar-se em criar novamente uma publicação com o mesmo tópico. Caso seja necessário uma atualização das informações, ela pode ocorrer no conteúdo antigo.

Os benefícios de um blog corporativo

As maiores vantagens de possuir uma página para o seu negócio giram em torno do feedback (vindo do seu público-alvo através de comentários e sugestões) e da possibilidade de interação com o seu cliente, conhecendo perfis e aprimorando suas estratégias.

Além disso, há integração com algumas redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+, por exemplo, resultando assim em uma maior propagação de conteúdo e, consequentemente, atraindo novos olhares.