Ter uma estratégia de marketing digital claramente definida e colaborativa é crucial para desbloquear o potencial de crescimento online de uma empresa.
Como o mundo em que trabalhamos se torna mais digital do que nunca, o varejo on-line continua a crescer, atualmente a uma taxa de 23% ano a ano. Neste mercado on-line cada vez mais competitivo, as marcas devem garantir que sejam o mais visíveis possível para os consumidores, a fim de impulsionar o engajamento e as vendas.
É por isso que a estratégia de marketing on-line está correta
desde a definição de objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e orientados pelo tempo), o posicionamento eficaz da marca, até a adoção de uma abordagem estratégica multicanal – é crucial.
Com isso em mente, vamos dar uma olhada mais de perto em como as marcas podem otimizar e preparar futuramente sua estratégia de marketing on-line em 2018
Decida como é o sucesso
O primeiro passo em qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida é definir objetivos e decidir sobre os resultados desejados de uma campanha. Alvos claramente definidos ajudam a moldar a direção da estratégia e garantir que todos os canais estejam funcionando de maneira coesa.
Ao medir o sucesso, é importante que as marcas considerem sua posição atual no mercado e onde querem que a empresa siga.
A implementação dos objetivos SMART é extremamente eficaz, pois ajuda a fornecer uma medida clara de sucesso. Também permite que o progresso contínuo seja facilmente monitorado e revisado regularmente.
Encontre seu público-alvo
A maioria dos varejistas on-line especializados já tem uma forte ideia de quem compra seus produtos (e, posteriormente, quem eles devem segmentar). No entanto, as empresas mais bem-sucedidas analisarão o comportamento dos consumidores que visitam seu site regularmente, mas que não convertem.
Marcas que demoram a perceber essa percepção sobre o mercado-alvo – mas ainda inexplorado – podem, subseqüentemente, identificar melhor os gatilhos que levam os consumidores a se engajarem e eventualmente se converterem em uma compra.
Simplificando, qualquer informação relacionada à forma como os clientes compram é crítica ao identificar diferentes gatilhos em sua jornada de compra.
O Google Analytics é inestimável para isso, mostrando os principais dados demográficos de conversão e segmentando-os por meio de métricas como idade ou sexo. É até possível segmentar os visitantes do site entre aqueles que são novos, que retornam ou até mesmo clientes que já foram fiéis e que talvez precisem de atenção especial para trazer de volta ao grupo.
Uma vez identificado com sucesso, é muito mais fácil determinar o que motivará a chave demográfica a comprar. Isso, por sua vez, oferece às empresas os insights e as oportunidades de se envolver efetivamente com esse público-alvo em vários pontos de contato on-line, incentivando-os a se converter.
A importância de otimizar as taxas de conversão é ainda mais sublinhada pelos números recentes sobre o abandono de carrinhos, que atualmente são observados em 77%.
Faça uso efetivo de todos os canais on-line
O consumidor moderno está mais confiante em fazer compras em vários canais on-line do que nunca. Temos apenas que olhar para as vendas mais recentes da Black Friday, onde – de acordo com a pesquisas – 39% dos e 1.39 gastos online no Brasil foram concluídos em um smartphone, para ver a direção que o mercado está tomando.
Essa tendência parece destinada a crescer apenas nos próximos anos, com um relatório setorial conjunto do Google PayPal e OCC Strategy Consulting prevendo que até 2020, cerca de 80% de todo o varejo on-line envolveria um smartphone em algum momento da jornada de compra.
A chave para aproveitar ao máximo o mercado multicanal é a execução de vários canais on-line – em vez de apenas um ou dois – de forma colaborativa, para maximizar o momento e o retorno do investimento.
Outra consideração é garantir que o tom de voz permaneça consistente em todos os canais de marketing e pontos de contato do consumidor. Para conseguir isso, as mensagens da marca empregadas nos emails marketing, na cópia do anúncio e na atividade de mídia social devem permanecer consistentes, chamando a atenção para as mesmas mensagens várias vezes. Embora isso possa parecer repetitivo, é uma maneira fantástica de garantir que as principais mensagens estejam firmemente consolidadas nas mentes do público-alvo.
Inspire a lealdade do consumidor
No geral, nunca foi tão importante para as empresas garantir que sua estratégia de marketing digital esteja alinhada e otimizada para o máximo crescimento.
Em um mercado on-line que é indiscutivelmente mais competitivo do que nunca, entre as coisas mais importantes que uma empresa pode adquirir está a fidelidade do cliente retida. As empresas que conseguirem converter leads em compras e mantê-las voltando sempre, estarão bem posicionadas para atrair e reter clientes.
Priorizar o engajamento do cliente e fornecer valor em todos os momentos deve estar no centro de qualquer estratégia da marca on-line com visão de futuro, se quiser impulsionar o tráfego virtual, sobreviver (e prosperar) na era on-line em 2018.