O Marketing digital está na ponta da língua e nas estratégias de empresas dos mais diversos portes e segmentos.
E tudo o que se diz a respeito da metodologia não é à toa: ela realmente tem o poder de captar leads altamente qualificados e ajudar em seus negócios.
A metodologia de Inbound Marketing compreende uma sequência lógica de etapas que se complementam de forma inteligente: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Atrair
A primeira etapa da metodologia de Inbound Marketing tem como objetivo desenvolver a atração de potencias clientes para os canais digitais da empresa, através da execução de ações de marketing voltadas para a construção de uma forte presença digital da empresa na Internet.
Assim, as pessoas com real interesse pelos assuntos relacionados ao segmento de atuação da empresa são atraídas espontaneamente. Com isso, é possível atingir um público mais qualificado e propenso a comprar seus produtos e serviço.
Nesse contexto, o Marketing digital tem um papel essencial na estratégia de Inbound, uma vez que busca oferecer conteúdo de valor, bem como falar diretamente e construir uma relação de confiança com os potenciais clientes.
As principais formas de atração de potenciais clientes para os canais digitais da empresa envolvem as seguintes ações de Marketing digital:
– Blog
– SEO – Search Engine Optimization
– Links patrocinados ou mídia paga online
– Gestão de redes sociais
Converter
A etapa de conversão é onde ocorre a captura de Leads, ou seja, a obtenção das informações de contato (nome, e-mail, telefone etc.) do visitante que foi atraído no passo anterior. Geralmente é ofertado um conteúdo de valor em troca dessas informações, como um eBook, infográfico ou ferramenta.
As ações de marketing digital voltadas para a conversão de Leads abrangem:
– Criação de ofertas diretas (pedidos de orçamento, demonstração de software, teste gratuito, entre outras)
– Criação de ofertas indiretas (eBooks, infográficos, webinars, ferramentas etc.)
– Landing Pages ou páginas de conversão
– CRO (otimização de conversão)
Relacionar
O relacionamento é a etapa da metodologia de Inbound Marketing que visa conduzir os Leads (clientes potenciais) através do processo ou jornada de compra, por meio da entrega sistemática de conteúdo de qualidade, até o momento ideal para uma abordagem comercial.
Essa etapa leva em conta que a grande maioria do Leads não estão interessados em comprar no primeiro momento em que tomam contato com a empresa. Dessa forma é fundamental entender a jornada de compra e produzir conteúdos diferenciados para cada estágio desse processo.
Principais ações de marketing digital para implementar a etapa de relacionamento com os potenciais clientes:
– E=mail marketing
– Automação de marketing
– Nutrição de leads
Vender
Todas as ações de marketing digital executadas nas etapas anteriores têm como objetivo gerar demanda e oportunidades de negócio para a empresa. Posteriormente, o processo de vendas pode ocorrer no próprio website ou através do contato entre um vendedor e o potencial cliente.
O processo de vendas é apoiado pelas seguintes estratégias de marketing digital:
– Lead Scoring (Pontuação de Leads)
– Inbound Sales
– CRM (Customer Relationship Management)
Analisar
O grande diferencial do marketing digital é a possibilidade de avaliar precisamente os resultados e comprovar o retorno sobre o investimento realizado. Assim, a etapa de análise visa estabelecer métricas de resultados, por exemplo taxa de conversão de visitantes em Leads e taxa de conversão de Leads em oportunidades de negócio.
As métricas são monitoradas ao longo de todo processo de Inbound Marketing, que o realimentam e direcionam os esforços das ações de marketing. Essa capacidade analítica pode ser implementada com o uso de ferramentas disponíveis no mercado:
– Web Analytics (ex. Google Analytics)
– Ferramentas de automação de marketing
Portanto, o Inbound Marketing é uma metodologia que direciona diversas ações de marketing digital de forma inteligente, com o objetivo de gerar resultados positivos para os negócios.
Além dessas vantagens, o Inbound Marketing traz esses resultados com menos investimento comparado à ações de marketing convencionais e estabelece uma fidelização entre seus consumidores, ou seja, passa a ser um investimento muito mais barato com um ROI muito mais vantajoso. Aposte na estratégia que as pessoas amam e demonstre a seus clientes confiança. Transforme seus leads em resultados!