O que é Landing page

De acordo com pesquisas  os principais tópicos da otimização de sites, a criação de landing pages está entre os mais importantes. Uma página de destino é definida como qualquer página por onde um visitante entra no seu site. Nos Estados Unidos, eles utilizam o conceito de que o visitante aterrissa dentro daquela página, por isso utilizam o termo landing, que significa aterrissar.

Quando você faz uma busca no Google, clica em alguma campanha online ou em um botão de um e-mail marketing, é imediatamente direcionado a uma página específica de um site, correto?

Em outras palavras, uma landing page.

homepage não é a única forma de entrar no seu site. Na verdade, geralmente as landing pages tem, somando, a maior quantidade de acessos de um site. Isso é fácil de entender, pois a maioria das vezes quando procuramos por algum termo, os resultados do Google já indicam uma página específica. Então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas landing pages.

Por isso a função de uma landing page é tão importante. Ela garante muito mais chances de conversão, já que traz exatamente aquilo que é de interesse do consumidor.

Existem dois propósitos para uma landing page

Como qualquer outra estratégia de marketing online, as páginas de destino precisam de metas, por isso você deve criá-las baseando-se em um dos dois princípios a seguir:

  1. Capturar leads para usar em uma campanha de marketing futura = geração de leads

  2. “Nutrir” possíveis clientes sobre sua oferta com mais informação antes de direcioná-los para o funil de vendas = condutor para a compra final (o click-through).

Landing page para captar dados dos clientes 

Com o objetivo de iniciar ou avançar no processo de vendas, é possível criar uma página voltada exclusivamente para coletar, por meio de um formulário, informações dos visitantes (leads) que mostraram interesse pela sua loja e, portanto, são considerados leads qualificados, prontos para serem trabalhados no funil de vendas.

Landing page para induzir a compra

Você pode desenvolver um espaço inteiramente voltado para vender. Criar uma landing page contendo apenas a imagem do produto, a descrição e o CTA para compra evita distrações e aumenta as chances de conversão.

Mas, independente do tipo de landing page que você fizer, certamente vai obter resultados positivos. Por exemplo, se a sua loja tem cerca de 1000 visitas e faz aproximadamente 50 vendas por mês, você tem uma taxa de conversão de 5%. Agora imagine conseguir somar ao menos 1% com a criação de uma landing page. Isso resultará em 60 pedidos de compra com apenas um aumento de um ponto percentual.

Solicite apenas o necessário

Ao incluir um formulário na sua landing page, certifique-se de solicitar apenas as informações mais vitais ao usuário. Qualquer campo a mais pode diminui as chances de o preenchimento ser completado e você não terá o resultado desejado.

Se está oferecendo algum produto, faça da compra algo simples (com o mínimo de etapas possível) e esteja certo de que cada informação está clara o suficiente para não confundir o usuário e fazê-lo desistir no meio do caminho.

Não se esqueça dos elementos indispensáveis

Título: destaque o nome do produto, mas seja breve nesse ponto.

Proposta de valor: crie um pequeno texto que descreva o seu produto e o que o torna especial.

Chamado para a ação (CTA): procure informar o usuário sobre o que vai acontecer ao clicar no botão CTA usando chamadas como “Adicionar ao Carrinho”, “Comprar” ou “Finalizar Compra”, do que um simples “Clique Aqui”. Use também cores chamativas para criar um contraste entre o botão e o restante da página.

Otimize a eficácia da sua landing page

Não existe uma regra universal para atrair um grande tráfego de visitantes para essas páginas e sim algumas dicas que você pode aplicar para tentar alcançar melhores resultados. Uma delas é fazer a divulgação da sua landing page por meio de marketing de conteúdoMarketing digitale-mail marketing, redes sociais, entre outros.