O teste “Mais resultados” do Google pode haver uma mudança drástica na pesquisa paga

Os relatórios começaram há algumas semanas que o Google estava realizando um novo teste beta

substituindo o botão “próximo” na parte inferior das páginas de resultados de pesquisa para celular por um botão “mais resultados”, que, quando clicado, carrega mais resultados na mesma página, em vez de ir para uma nova página.

Esses primeiros rumores chegaram ao auge há alguns dias, quando,  confirmado no twitter do @searchliaison, o Google começou a lançar o recurso universalmente.

O botão “Mais resultados” será exibido para usuários que usam o aplicativo do Google para iOS e Android ou para os principais navegadores da web para dispositivos móveis, exceto o Chrome para iOS. O suporte para isso está chegando. Quanto aos anúncios, o botão carregará primeiro os resultados mais orgânicos e, em seguida, os anúncios quando forem relevantes abaixo deles.

Lançamos um novo botão “Mais resultados” que facilita e agiliza a obtenção de mais resultados de pesquisa em dispositivos móveis. Agora, as listagens adicionais são carregadas abaixo das que já estão sendo visualizadas, em vez do antigo botão “Avançar”, que carregaria uma página totalmente nova ….

Nesta postagem, daremos um resumo  sobre o teste “Mais resultados” à medida que ele se desdobrou e discutiremos as possíveis repercussões substanciais que ele poderia enviar para o mundo da pesquisa paga e orgânica.

Vamos entender um pouco mais sobre isto.

O que é o teste “Mais resultados” do Google?
Mais resultados é um teste somente para celular atualmente em versão beta no Google. O Google está experimentando a substituição da opção de clicar para a próxima página da SERP com a opção de simplesmente expandir (ou alongar) a primeira página. Veja no Gif abaixo quando pesquisamos por marketing digital.

Em teoria, se “mais resultados” fossem completamente universais, e se o Google ficasse com ela, as segunda páginas e acima da SERP seriam indefinidamente eliminadas, e todos os resultados existiriam na “primeira página”. Os efeitos teriam designações de classificação permanece incerto. O que está claro, pelo menos por enquanto, é que esse é um teste apenas para dispositivos móveis.

Na teoria (novamente), “Mais resultados” é perfeito para dispositivos móveis. A iteração atual de “Mais resultados” parece oferecer o melhor dos dois mundos:

  • O menor tempo de carregamento de permanência na primeira página, com o sabor encorpado de uma SERP móvel completa
  • Uma página rolavel infinitamente – no caso, digamos, se você chegar ao resultado número 15, decidiu que o resultado número 5 era digno de cliques, consegue voltar rapidamente

Como eu disse, esse experimento é feito sob medida para dispositivos móveis e não altera muito a estética atual. Ainda assim, a perspectiva de ficar em uma página é atraente, especialmente se você for remoto e as velocidades de carregamento já estiverem comprometidas – uma ocorrência bastante comum.

E meus anúncios?

Ainda não está muito claro sobre como o “mais resultados” pode afetar a publicidade móvel (embora tenhamos algumas ideias). Se você está entre os que pensam sobre a eficácia de suas campanhas para dispositivos móveis do Google AdWords, talvez seja uma questão direcionar algumas dúvidas.

Vejamos, quando você olha como os anúncios aparecem na atual SERP para dispositivos móveis, há uma coisa muito interessante a ser observada.

Dirija-se ao seu dispositivo móvel e digite uma consulta que retornará alguns resultados pagos. Eu fui simplesmente com “marketing digital”.

Nada fora do comum. Alguns resultados pagos para começar, alguns resultados orgânicos e alguns resultados pagos para concluir.

O que é interessante, no entanto, é o que acontece quando você toca em “Mais resultados”

Se esse botão disser “Próximo” em vez de “Mais resultados”, os próximos 3 ou 4 resultados serão anúncios, no topo da segunda página. Parece que com “Mais resultados”, no entanto, para evitar listar quatro / cinco anúncios em sequência, o Google empurrou esses anúncios para baixo dos resultados orgânicos que você normalmente veria na segunda página. Isso significa que se seu anúncio estava na 11ª posição na SERP para dispositivos móveis, agora provavelmente estará na 21º. Da mesma forma, role para baixo e toque em “Mais resultados” novamente, e os anúncios que você normalmente veria na parte inferior da terceira página foram relegados abaixo de mais resultados orgânicos.

É muito cedo para dizer se terá algum impacto essa mudança nas campanhas para celular, mas você pode facilmente imaginar alguma visibilidade perdida no lado pago das coisas. Ainda assim, quando o Google eliminou anúncios no passado (anúncios da barra lateral à direita), é porque esses anúncios estavam apenas recebendo cliques de qualquer maneira. Então, isso pode ter pouco efeito sobre impressões ou cliques.

Clareza deve surgir nas próximas semanas! Faremos o nosso melhor para atualizar este post enquanto a história se desenvolve.