Os buscadores e as ferramentas que ajudam a vender mais

Qual a importância dos buscadores nas nossas vidas? 

A resposta é simples, hoje em dia, tudo é pesquisado e perguntado ao Google.

Já percebeu que até mesmo números de telefones de estabelecimentos ou de pessoas pesquisamos no Google? Que estamos usando muito menos o catálogo impresso ?

Imagine então, quantas pesquisas de produtos e serviços são feitas por minuto.

Todo vendedor deve ter uma conta no Google 

Assim poderá aproveitar todas as ferramentas gratuitas agregadas a ele, seja para aparecer melhor posicionado nas buscas, seja usando o e-mail do Gmail, guardando arquivos no Google Drive, compartilhando informações no Google+ ou mesmo fazendo a sua agenda na ferramenta integrada.

Agora, você já parou para pensar quais são os mecanismos que pode utilizar para ser mais visto na internet?

De fato o recurso mais utilizados na internet sãos as buscas. 

O usuário pesquisa sobre tudo: da receita de bolo até preço de uma viajem, da previsão do tempo ao guia de instalação de algum aparelho, da novela à música do momento.

O Google tornou-se o dicionário preferido dos brasileiros, afinal, podemos encontrar tudo que imaginamos , ou quase, por lá.

As ferramentas de buscas são a porta de entrada da internet, e o Google é a ferramenta que praticamente domina o mercado brasileiro com mais de 90% de participação.

Mas afinal, como são inseridas e organizadas todas essas informações? Como é determinada a ordem de apresentação dos resultados? De onde vêm as informações? 

A alimentação dos dados é feita por usuários que criam conteúdos por meio de blogs, artigos, sites, redes sociais etc. O Google tem o papel de armazenar e filtrar, por meio de algoritmos, todas as essas informações e apresentar o resultado mais relevante para aquela busca específica.

O papel do buscador na internet é servir de filtro para o usuário nesse oceano de informações que a internet disponibiliza. Relevância é a palavra de ordem na internet, pois o usuário dão atenção apenas para o que é relevante.

Como ser encontrado ? Como inserir meus dados na rede? 

  • Comece fazendo uma conta no Google
  • Insira suas informações desejadas no seu perfil
  • Abra uma conta de E-mail.

A partir daí, se você, por exemplo, tiver uma oficina mecânica em uma cidade e quiser aparecer nas buscas por ” oficinas na sua cidade”, basta acessas pela sua conta a ferramenta do Google Maps e posicionar gratuitamente o endereço de sua oficina. A partir disso, quando alguém procurar uma oficina no bairro em que a sua oficina foi cadastrada, ela aparecerá como opção para o cliente.

Há também outros buscadores, como Bing e o Ask.com, que detêm uma parcela no mercado, mas que no mundo digital não deve ser desprezada.

As pessoas querem respostas em tempo real e isso muda a forma com que tudo é pesquisado e procurado no ambiente real ao virtual. Portanto, a busca on-line é muito importante para o seu negócio.

Se você gosta de escrever, faça um blog na ferramenta Blogger ou WordPress e use Tags ( palavras-chaves) para que quando um usuário for pesquisar essas palavras seu artigo seja encontrado.

Mas para ajudar você, existe empresas e serviços especializados e pagos de SEO,

Ferramentas para melhorar o posicionamento daqueles que contratam esses serviços em buscas, e de publicidades avançadas que servem para deixar você e seu negócio muito bem- colocados nas primeiras páginas de pesquisa do Google.

É importante você saber que mais de 85% de todo tráfego no e-commerce, é proveniente de alguém que clicou em um link por meio do Google para chegar a uma loja virtual.

Se você tem uma loja virtual, utilize os serviços gratuitos do Google shopping, que é uma ferramenta de busca que permite a comparação de preços, produtos e fornecedores. O buscador oferece um serviço aos lojistas que consegue enviar as informações sobre os produtos de sua loja para que sejam exibidos nos resultados do comparador de preços. Para comerciantes, esse é sem dúvida um recurso excelente.