Redes e mídias sociais gerando lucros para sua empresa

MARKETING DIGITAL

Está mais do que claro que as redes sociais influência no crescimento da sua marca com o marketing digital 

Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, Youtube. Todos estes canais são ideais para o primeiro contato com o seu consumidor.
     Com esta área evoluindo cada vez mais, é preciso que a sua empresa se adapte constantemente a essa evolução. É necessário que você atualize sua página frequentemente, afinal, para sua empresa crescer ela precisa aparecer.
Facebook, Instagram, Twitter, YouTube são os canais de comunicação mais populares, ou seja, isto torna ferramentas fundamentais para sua marca.
Esses canais permitem que a sua empresa promova o seu negócio de forma gratuita atraindo ainda mais visibilidade. Nem sempre é válido estar em todas as mídias, com um bom planejamento é possível saber qual rede seja mais interessante para a sua marca.  As redes e mídias sociais dentro de um ambiente corporativo é importante para o alcance de metas, e a expansão de seus negócios, tendo como foco principal a busca pela satisfação dos clientes.
As redes sociais são um forte diferencial para a organização. 
As empresas tem que buscar inovações de acordo com as tendências do mundo tecnológico. A metodologia utilizada para desenvolver esse artigo foi basicamente a coleta de dados e informações de mídias e redes sociais. Além disso, foram realizadas pesquisas relevantes permitindo que teoria e prática sejam interligadas no marketing digital. 

 

3,5 bilhões de pessoas conectadas na internet. Esses são dados divulgados pela ONU 

As redes sociais são um espaço de oportunidades para uma empresa, seja para brand, relacionamentos ou vendas. Então no marketing digital sabemos que oportunidades não faltam para o seu negócio crescer. Quando você está interligado nas redes sociais você cria um relacionamento sólido entre empresa e cliente.  
   Muitas empresas não sabe a importância das redes sociais, e por  falta de conhecimento erram na hora de se relacionar com os consumidores.
Então fique atento a alguns erros para que não haja erros que possam prejudicar a sua empresa na mídia social: 
• Fazer promessas falsas sobre seus produtos ou serviços
• Não respondem às dúvidas e questionamentos dos usuários 
• Não cumprir com o prazo de entrega 
 
 
Você pode perder esses novos clientes e perder os que você já tinha, quando deixa de lado a manutenção e fidelização desses clientes.  
 
De acordo com a e.Life empresa de mensuração em mídias sociais, observou o comportamento de 7 mil publicações feitas por internautas que fizeram interação com várias marcas e serviços em geral. A  partir disso, a empresa identificou semelhanças e criou perfis para representar os diferentes tipos de usuários. 

Vamos falar um pouco sobre cada um deles.
 
 
  • “Agitadores”

 

Você já viu muito desses pelas redes sociais. No marketing digital os usuários “agitadores” se unem a outras pessoas que defendem causas semelhantes às suas. 
Esses grupos têm as seguintes características:
• Abusam de linguagem de baixo calão;
• Provocam alarde;
• Defendem causas como guerrilheiros;
• Enchem a página com piadas para ofender ou denegrir a imagem de alguém.
Com certeza esse é o tipo de consumidor que nenhuma empresa gostaria de ter.

 

  • ” Amantes da marca “
Os “Amantes da marca” fazem questão de acompanhar a marca, expressar sua afinidade, compartilhar conteúdos.  É o tipo que faz avaliações e relatos que mostram o quanto a marca é presente no seu cotidiano.

Esse tipo de consumidor qualquer empresa ficaria prestigiado com o marketing digital de seu negócio. 

 

  • “Colaborador”
No marketing digital ,o usuário “colaborador” é aquele que  gosta de interagir com as publicações, falar sobre seu ponto de vista, dar sugestões e opinar sobre como melhorar os produtos ou serviços.
Mas também quer respostas da empresa, quer tirar dúvidas, quer explicações. Por isso, para tornar esse um usuário “amante da marca”, você tem que se dedicar e responder com total atenção. 

 

  • “Decepcionado”
É o perfil que você deve evitar ter, esse usuário apresenta experiências negativas em relação a empresas e as marcas, é aquele que vai escrever textos extensos, vai mencionar o grande impacto que a marca lhe causou.

 

  • “Reclamões”
Se você errar uma vez, esse perfil vai reclamar em todas as suas redes. E, geralmente também é o usuário “pidão”, gosta de usar as redes para solicitar benefícios, que pede amostras grátis , brindes, planos especiais, vagas de empregos, etc.
 
Pesquisas de marketing digital comprovam que os usuários de Redes Sociais confiam na credibilidade das informações postadas por outros usuários em sua rede de contatos, ou seja, o cliente poderá, cada vez mais, influenciar outros clientes através da sua opinião e experiência. Por isso é tão importante contatar uma agência de marketing digital focada em resultados.
 
 

Facebook 

O Facebook, sozinho, tem 105 milhões de usuários brasileiros conectados. Destes, aproximadamente 70 milhões de acessos diários, são feitos pelo celular. Não basta fazer perfil, o que é um erro estratégico, já que para as marcas o indicado é a criação de páginas, a chamada fan page. Ao criar uma página, diversos detalhes devem ser levados em conta, como a identidade visual da marca, criação de conteúdo direcionado e atualização constante, para que sua empresa chegue às pessoas. 

Instagram 

O Instagram se revelou nos últimos anos uma das redes sociais mais queridas pelos usuários. Com milhões de downloads, o aplicativo se tornou uma excelente ferramenta para atrair novos consumidores para o seu negócio. Uma em cada 5 empresas que postam no Stories recebe mensagens dos usuários pedindo mais informações. O engajamento é gigantesco,  é um erro ignorar esse recurso do Instagram.Usar conteúdo gerado pelos seus consumidores aumenta a chance de conversão em quase 10%, segundo estudo do L2.Um estudo realizado pelo Sprout Social indica que o tamanho ideal das legendas no Instagram fica entre 138 e 150 caracteres. Dessa maneira sua legenda não fica escondida pelo botão “mais”, e seu conteúdo gera mais engajamento.

YouTube 

Sendo uma das maiores plataformas de comunicação da atualidade, e existe uma razão muito simples para que centenas de marcas de todos os países tenham criado canais de comunicação no YouTube com bilhões de visualizações. Quem trabalha com marketing sabe que audiência e engajamento são extremamente importantes, mas não servem de muita coisa sem uma boa conversão. E o YouTube ganha muitos pontos nessa questão. Uma boa razão para apostar em vídeos em um canal de YouTube na sua estratégia de marketing é o fato de o audiovisual oferecer mais recursos e ferramentas para se comunicar com seu público. Por meio dos vídeos, é possível aplicar técnicas de storytelling e não só obter um maior engajamento com sua audiência como também aprofundar a comunicação com elementos visuais ou mesmo sonoros, como uma narração de qualidade.
 

Blog

Oferecer um blog no site da sua empresa ajuda  você a sair  na frente de seus concorrentes que não utilizam desta estratégia, pois compartilhar informações ,gera  laços e  confiabilidade. Dois pontos responsáveis por construir novos contatos e fidelizar clientes
 

Twitter 

O Twitter é um microblog que serve para você divulgar informações (os tweets) em até 140 caracteres. A vantagem é que você pode dar personalidade à sua marca, porque lá não existe diferente de perfil pessoal e corporativo como ocorre no Facebook e LinkedIn, por exemplo. Uma dica bacana é você divulgar um post do seu blog em uma frase (ou várias frases – sempre com o link para o conteúdo completo) que desperte a curiosidade dos seguidores, para que eles cliquem e continuem lendo no seu blog.
Um recurso muito utilizado nessa rede social é a famosa hashtag (#). Ela é responsável por agrupar em uma busca palavras-chave e assuntos importantes. Quando você clica em uma hashtag, automaticamente é redirecionado para uma página que reúne todos os tweets que utilizaram a mesma palavra. Quando essa mesma palavra é mencionada muitas vezes, vai para uma lista dos 10 mais, chamada “Trending Topics” (ou TT para os mais familiarizados com a rede).

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, mas apesar da semelhança inicial não deve ser confundida com o Instagram. O Pinterest funciona mais como um mural de interesses, onde você consegue compartilhar, gerenciar e segmentar suas fotos. Essa mídia social também é integrada ao Twitter e ao Facebook, o que potencializa o alcance das imagens. Dentro do Pinterest é possível compartilhar as suas imagens e recompartilhar a de outras pessoas ou empresas e depois organiza-las em boards.