O que é remarketing 

Remarketing é o esforço que as empresas tem usado para segurar aquele consumidor que não comprou um produto ou serviço na primeira visita ao site.

Cada vez mais considerado para se manter na mente do consumidor. As coisas acontecem mais ou menos assim: Você já teve a sensação de estar sendo perseguido por uma marca ou anúncio ? Você acessa determinado site em busca de um produto ou conteúdo, depois disso, todos os sites em que você acessa mostram o mesmo produto. Calma você não esta ficando louco. Mas isso não é coincidência. Veja só:

Você certamente já conhece o significado de marketing. Remarketing é fazê-lo novamente.

A estratégia consiste em mostrar um anúncio mais de uma vez para o usuário. Porém, a campanha só é exibida de acordo com o comportamento do consumidor.

Como funciona o remarketing

Tudo começa com  a instalação de um cookie ( arquivo com informações do seu site ) no computador do visitante. Além de marcar o usuário para remarketing, ele também serve para acelerar o carregamento da suas páginas.  Ao ler esse arquivo, a plataforma de anúncios reconhece que aquela pessoa acessou o seu site. Como consequência, ela exibe campanhas de remarketing personalizadas.

Geralmente, o arquivo tem validade de 30 dias. Mas, você pode alterar esse período de acordo com sua estratégia.

Para fazer isso de maneira eficiente, é importante conferir quais pessoas acessaram páginas que podem ser relacionadas a esse tipo de produto. Em seguida, analisar o perfil do público que deve interessar a você para enviar ofertas personalizadas.

Para que o remarketing funcione você precisa criar uma lista lógica para a campanha: Quem deve ser impactado pelo anúncio e por quê?

Entre as opções de remarketing estão :

  • Pessoas que acessaram o site;
  • Visualizaram páginas ou produtos específicos;
  • Se cadastraram ou fizeram o download;
  • Realizaram um pedido de orçamento;
  • São seus clientes ou leads;
  • Consomem os seus conteúdos;
  • Interagiram com conteúdos ou anúncios antes;
  • Abandonaram o carrinho de compra;
  • Interromperam o processo de conversão no meio do caminho;
  • Pesquisaram sobre o seu produto e marca antes;
  • Etc…

Além disso, algumas plataformas de anúncios lidam com essa estratégia de forma diferente. Como o Facebook, que entrou nessa brincadeira também, por exemplo, a maior rede social do mundo oferece muito mais possibilidades para atingir audiência mais de uma vez. Veja só:

  • Fãs da sua página;
  • pessoas que interagiram com sua página;
  • Visualizações em vídeo;
  • Visitantes de site;
  • Conversões ( cadastro, compras ou downloads);
  • Acessos aos seus canvas;
  • Atividades em aplicativos;
  • Etc..

No Facebook usam os públicos personalizados e pixels para tornar possível o remarketing. Depois de criar essas segmentações, basta selecioná-las em suas campanhas para atingir essas pessoas.

Vantagens do remarketing

A principal vantagem do remarketing está na economia. Mas a ferramenta oferece muitos outros benéficos.

  • Taxas de conversão mais elevadas: esse exposição acentuada de marca leva a maiores taxas de conversão para suas campanhas. Manter sua marca na lembrança dos consumidores aumenta sua chances de venda futura.
  • Melhor ROI: melhores taxas de conversão, por consequência, geram retorno mais rápido do seu investimento e um menor custo por venda.
  • Segmento de audiência: você pode focar seus esforços de remarketing visando públicos específicos, tomando como base seus interesse sou dados demográficos. Pode até segmentar leads quentes como aqueles visitantes do site que abandonaram o carrinho, guiando-os até a compra.
  • Orçamento flexível: como todas as outras ferramentas de publicidade do Google, você tem controle completo do orçamento e relatórios robustos para ajuda-lo a tomar decisões inteligentes quanto aos gastos. Você também pode ver quais sites da rede de display têm o melhor desempenho para otimizar as mensagens e orçamentos para páginas específicas.

Percebeu como o remarketing ajuda a impactar as pessoas certas, que mostraram interesses em seus produtos ou serviços ?

Cada impressão adicional aumenta as chances de você ganhar um novo cliente. Até mesmo quem já compra com você, ou que já comprou no passado, pode ser atingindo por essa estratégia de marketing.

Formas de remarketing 

Rede de Display

Nela, existem sites parceiros que disponibilizam espaços em suas páginas para que os anúncios pagos fiquem por lá, seja em banners ou outro tipo de imagem.  Além disso, os anúncios de display tendem a ser mais terativos e chamam bastante a atenção dos usuários.

Rede de pesquisas

Aqui, o modelo funciona diretamente na pagina de resultados das buscas on-line no Google, com um anúncio feito em um espaço delimitado, com limitação de caracteres para o texto também. A vantagem reside em oferecer o produto certo no momento exato da pesquisa. Os anúncios dessa rede tendem a ter maiores taxas de conversão. Isso acontece porque eles irão aparecer quando o seu produto ou serviço estiver relacionado com as palavras-chaves que o usuário esta utilizando para resolver a sua dúvida ou problema. Sua atualização no remarketing é mais recente que a rede de display.

Conclusão 

O remarketing vai explorando o momento mais exato para oferecer um produto ou serviço ao usuário da internet. E, consequentemente, deve fazer parte de suas estratégias de Marketing digital , sem duvidas.