Sites responsivos

Criados para se adaptarem a plataformas mobile, esses sites se tornaram uma importante ferramenta para o e-commerce.

Plataformas mobile se tornaram ferramentas importantes de comercialização dos produtos via comércio eletrônico, e por isso o empreendedor deve ter um site responsivo.

Em resumo, um site responsivo é aquele que se adapta aos vários tamanhos de telas existentes, sejam de smartphones, tablets ou até mesmo monitores menores. Quando acessamos um site responsivo através de um dispositivo de tela menor, ele reorganiza o modo como as informações aparecem para que o usuário receba a melhor experiência de navegação e usabilidade possível.

Um site responsivo necessita de uma ótima estrutura e compactação de arquivos e imagens, para garantir velocidade de carregamento e evitar frustrações por parte do usuário.

Motivos para possuir um site responsivo

• 74% dos usuários esperam até 5 segundos para o carregamento de uma página na web em seu smartphone antes de abandonar o site.
• 61% dos usuários deixam um site que não é otimizado para dispositivos móveis quando estão no celular ou tablet.
• Por motivos de insatisfação na usabilidade e navegação, há 40% de chance do usuário abandonar um site e visitar o do concorrente.
• Empresas com sites otimizados para dispositivos móveis triplicam as taxas de conversão móvel.
• 46% dos usuários móveis afirmam que não retornam em sites onde encontraram problemas de navegação através do smartphone.

O Google voltado para a experiência mobile

Com essa mudança, o Google pretende entregar sites mais relevantes para os usuários nos resultados de pesquisa, pois ele compreende que sites responsivos prezam pela boa experiência do usuário. Atualmente mais de 50% dos acessos que o Google recebe são feitos por dispositivos móveis.

O Google sempre deixou claro que o que for positivo para a experiência do usuário, será positivo para ele e seus robôs (programas que fazem a leitura de toda a web e indexam o conteúdo) e será usado como fator de ranqueamento em seus resultados de pesquisa. Esse é um dos motivos que o trabalho de Marketing digital moderno é voltado para o usuário e não mais para os motores de busca.

Palavras do Google: “À medida que mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, os nossos algoritmos precisam se adaptar a estes padrões de uso… Esta alteração afetará as buscas móveis em todo o mundo e terá um impacto significativo em nossos resultados de pesquisa. Consequentemente, os usuários terão mais facilidade para obter resultados relevantes, de alta qualidade de pesquisa e que são otimizados para os seus dispositivos.”

Vantagens dos sites responsivos

Além dos sites responsivos se adaptarem aos diferentes tipos de telas, eles também possuem outras vantagens.

Não é necessário desenvolver um novo site na versão mobile

Como os sites responsivos se adequam aos diferentes tamanhos de tela, não é necessário que o site seja todo duplicado e adequado para os dispositivos mobile, pois um único site atenderá as duas demandas;

Ponto de vista de Marketing digital

Evita conteúdo duplicado, ou seja você não precisará ter uma cópia do site para dispositivos mobile, o que evitará punições dos mecanismos de busca.

Provavelmente, não é nenhuma surpresa que o uso de internet móvel disparou ao longo dos últimos anos. Sabemos que as buscas no Google em dispositivos móveis passaram as buscas em computadores pela primeira vez! Mesmo com essa evidência convincente, a grande maioria dos sites de negócios ainda não são mobile-friendly. Isso não só causa dor de cabeça nos usuários, como também uma perda de oportunidade de negócios para a empresa.