Usabilidade na Web: Como Desenvolver 

Entendendo Usabilidade

De acordo com pesquisas, para Jakob Nielsen, uma das maiores autoridades mundiais sobre o tema, usabilidade é:

uma medida da qualidade da experiência do usuário ao interagir com alguma coisa – seja um site na Internet, um aplicativo de software tradicional, ou outro dispositivo que o usuário possa operar de alguma forma”.

Então percebemos que ela também abrange também o processo de desenvolvimento de um website para melhorar a interação do homem com o computador, no nosso caso, a interação do cliente com seu site, a Experiência do Usuário.

Para o Usuário

  • Alcança o objetivo facilmente
    Seu visitante quer entrar no site e conseguir fazer o que deseja rapidamente. Se por acaso estiver navegando e encontrar alguma dificuldade, irá desistir e sair.
  • Aumento de produtividade
    O cliente deve entrar no seu site e saber como operar todas as suas principais funções. Com o tempo, irá aumentar sua produtividade e consequentemente a disseminação da sua ferramenta.
  • Maior satisfaçãoQuando entramos em uma página tão bem organizada e que nos oferece uma ótima experiência, ficamos muito satisfeitos e temos vontade de compartilhar com nossa rede social.
  • Mais confiança
    Se uma empresa mostra e oferece uma boa ferramenta, tem grandes chances de que é uma boa empresa para se ter como fornecedora, diminuindo o risco percebido pelo cliente.

Para a Empresa

  • Maior Conversão = Maior Receita
    Um site bem estruturado, com um layout pensando no que o usuário quer, aumenta sua taxa de conversão, ou seja, mais vendas e uma receita maior.
  • Diminui custos de manutenção
    Quanto mais bem estruturado e montado é um site, menos dor de cabeça você terá para efetuar alguma correção, pois dificilmente verá bugs ou problemas no código.
  • Desenvolve o tráfego e branding
    Se seu site for bem falado e comentado nas redes sociais, irá crescer o buzz sobre a sua marca. Mesmo não trazendo acessos no momento, é no mínimo uma forma de branding espontâneo
  • Atrai e retém mais consumidores
    Clientes satisfeitos são clientes que recomendam e retornam à loja. Não esqueça disso quando estiver investindo na experiência do usuário do site.Para que o visitante entra no seu site?Antes de pensar em melhorar a usabilidade do seu site, é importante pensar em 3 pontos:
    1. Para que seu site existe? Para vender ou receber pedidos, oferecer conteúdo e textos, ou simplesmente um canal de relacionamento?
    2. Qual é o objetivo do seu visitante? Comprar, ler artigos?
    3. O visitante está conseguindo realizar seu objetivo? O caminho para isso é claro?
    Com essas perguntas respondidas, você terá mais claro na cabeça o que deve ser avaliado e modificado caso encontre alguma falha. Se você tem uma loja virtual, peça para algum amigo que não tem muita intimidade com internet para efetuar uma compra fictícia, e analise os passos que ele efetua.