O que é Social Media Marketing?

Com a democratização do acesso à internet e a popularização das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, as nossas formas de comunicar e relacionar tanto com pessoas quanto com marcas mudaram bastante. Surgiram novas formas e plataformas para fazer marketing digital.

Como tudo isso ainda é bem recente, é comum que se confunda alguns termos como Marketing Digital e Social Media Marketing. Marketing Digital é uma adaptação do bom e velho marketing à internet. Ou seja, é o “macro”, ele abrange todas as ações de marketing utilizadas no meio digital, como SEO, links patrocinados e, inclusive, o social media marketing.

Mas, afinal, o que é Social Media Marketing? É o marketing feito nas redes sociais. Das ações às técnicas, tudo o que é usado para promover e divulgar marcas, produtos e serviços nessas plataformas.

Por que você precisa de um gerenciamento de mídia social?

 

Seus clientes estão em mídias sociais.

Independentemente do que atua sua empresa seus clientes estão usando mídias sociais em uma base diária. É importante que você mantê-los engajados e conectados à sua marca para que você seja sempre a sua primeira opção.

 

Há pessoas procurando por sua empresa.

Se sua empresa está oferecendo um produto ou serviço, você pode apostar que há pessoas falando sobre isso e à procura de empresas que fornecem. O serviço de gerenciamento de mídia social ajudará sua empresa a participar da conversa e gerar novos leads.

 

As pessoas estão falando sobre sua empresa em mídias sociais.

Você precisa ouvir o que seus clientes estão dizendo sobre sua empresa nas mídias sociais e responder às suas preocupações. Os serviços de gerenciamento de mídia social se concentram em destacar os aspectos positivos do que sua empresa tem para oferecer e responder sinceramente a observações negativas.

As empresas merecem gerenciamento de mídia social especializada.

A maioria dos empresários e gerentes de marketing não tem tempo para gerenciar todos os seus canais de mídia social. Contratar uma empresa qualificada para essa área pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de marketing e uma nova base de clientes.

O que se busca com Social Media Marketing?

O principal desafio do Social Media Marketing – e também seu principal objetivo – é atrair e manter seguidores. Com as redes sociais, um novo tipo de relação entre consumidores e marcas surgiu. Essa relação não é mais unilateral, agora existe diálogo, existe uma via de mão dupla.

Não basta mais pensar somente em vender, é necessário agregar valor, se provar relevante. Uma forma de fazer isso é através do Marketing de Conteúdo. Essa é uma das principais técnicas usadas pelo Social Media Marketing ou mesmo pelo Marketing Digital como um todo para atrair e “educar” clientes. Tudo isso por meio de conteúdos como textos, infográficos e vídeos que entreguem informações realmente relevantes e construam um relacionamento com eles.

É importante lembrar que assim como o Social Media Marketing faz parte do Marketing Digital, este faz parte do Marketing global da empresa. Por isso é importante que todas as estratégias, tanto online quanto offline, estejam alinhadas. Ter uma unidade na comunicação como um todo é muito mais importante do que imaginam.